Blog do IRONGOLDEN

Sobre a raça Golden Retriever

05/06/2019

Sobre a raça Golden Retriever

A raça foi desenvolvida na Grã-Bretanha, em meados do século XIX, para a função específica de recolhimento da caça abatida nas expedições de caça que reunia geralmente um grande número de caçadores e cães de caça.

  Para bem executar seu trabalho esses retrievers (recolhedores) foram desenvolvidos para serem silenciosos, para ficarem sempre ao lado do caçador e conviver bem com os outros cães. Assim a raça tem como fortes características uma estrutura física bem proporcionada e robusta, capaz de nadar com uma caça de 5 Kg na boca, uma linda pelagem composta de pelo e subpelo com função termorreguladora, impermeável e protetora, cuja coloração pode ir do tom areia bem clarinho, ao dourado escuro acobreado; disposto para o trabalho, com temperamento de extrema docilidade e apego ao dono.

  Seu temperamento alegre e estável, a ausência de agressividade e facilidade de convivência com outros animais, faz do Golden um cão seguro e confiável para pets de família, especialmente para crianças, para as quais é grande companheiro, tolerante, calmo, silencioso, porém sempre disposto a brincadeiras. Justamente por essas características a raça Golden Retriever é a mais utilizada como cães de serviço, executando com facilidade as funções mais diversas: guias de cegos, auxiliares de portadores de debilidades físicas e/ou motoras, cães de terapia em hospitais, para autistas, crianças e idosos com deficiências diversas.

  Os Goldens não são capazes de executar tarefas de guarda, defesa e proteção, devido ao seu temperamento extremamente amigável para com qualquer pessoa, mesmo estranhos. Os machos, embora mais ativos na infância e juventude, tendem a ser mais calmos e meigos que as fêmeas na idade adulta. E os idosos são absolutamente irresistíveis.

Devido a suas características, o Golden se adapta com facilidade à vida urbana e em apartamentos, necessitando apenas ser devidamente ensinado a fazer suas necessidades nos locais reservados para esse fim, e, muito inteligentes, aprendem bem depressa. Porém, para ter um Golden em apartamento é preciso que a família cumpra também com a sua parcela de responsabilidade e adaptação das suas rotinas para atender às necessidades físicas e psicológicas do cão.

  Um Golden NÃO dever ser: excessivamente ativo e de difícil controle; agressivo nem com pessoas nem com outros animais; territorialista nem ladrador. Cães portadores desses padrões comportamentais não devem ser utilizados em nenhuma hipótese para reprodução.

  Sendo uma raça extremamente sociável, a vida limitada ao apartamento ou casa e a solidão podem ser nociva aos Goldens, que podem desenvolver timidez, insegurança, agitação ou medo do mundo externo e de estranhos. Isso tem que ser evitado. Eles precisam passear, ao menos uma vez por dia, ver o mundo fora do ambiente doméstico, interagir com outros animais e pessoas.

  Em canis eles não devem ficar isolados. Os goldens gostam da companhia de outros cães.

  Em sua desvantagem, a raça tem a possibilidade de desenvolver displasia coxofemoral que consiste numa alteração articular que acomete um grande número de raças de grande porte e é virtualmente impossível de ser erradicada raças, posto que ligada a vários genes recessivos oriundos da própria matriz genealógica. Porém, pode ter sua ocorrência estatisticamente reduzida pelo controle dos plantéis reprodutivos, ou seja, somente cães com laudos displásicos que permitam a sua reprodução.

  Mas esse resultado é estatístico, porque mesmo cães com pais e avós e bisavós livres da displasia, podem nascer com os genes determinantes desta doença, e esse é um risco que se corre ao adquirir qualquer cão das raças acometidas pelo problema, escapando por completo ao controle do criador. É uma possibilidade pela qual nenhum criador, que cumpra com suas obrigações de seleção dos reprodutores, pode ser responsabilizado.

Fonte : CRD_Cartilha_Golden_Retriever_745-19-v2.0

< clique apara voltar