Blog do IRONGOLDEN

O PERIGO DA CRUZA CASEIRA !!!

22/05/2019

Hoje vamos falar de um assunto para conscientização das pessoas em não colocar seu Pet para cruzar, “tirar ninhada”, etc…

Evitando assim a superpopulação de pets, abandono, maus tratos. 

Deixe a criação com criadores sérios, que tem infraestrutura, cuidados, etc...

Quem ama castra !!!!

Texto retirado da Internet vale a leitura :

"O PERIGO DA CRUZA CASEIRA!!!  - (Colocando em risco quem tanto te ama)

O meu posicionamento é claro em relação à cruza caseira: somos contra. Por todos os motivos que você vai ler abaixo.

Somos a favor da posse consciente e da castração. Comprar ou adotar é uma opção, não abandonar é uma obrigação.

Vamos aos motivos pelos quais você não deveria cruzar o seu cachorro:

1 – Seu cachorro é pra companhia

“Eu comprei meu cão para companhia, paguei um preço justo, por um cão dentro do padrão da raça, de uma linhagem de sangue muito boa e de um canil responsável e ético, mas com certeza não é um cão para reprodução ou exposição. Não paguei por isso, um cão para esse fim (padreadores e matrizes), tem um preço muito acima das minhas possibilidades, e principalmente, por que não era esse meu objetivo quando comprei meus filhos.”

2 – Quem faz estudos que garantem o padrão físico e temperamental da raça, bem como a saúde da ninhada, são criadores sérios, canis especializados

“Não tenho conhecimento suficiente para realizar essa reprodução, não entendo nada de mapeamento genético, linhas de sangue, características desejáveis, doenças hereditárias, e tantas outras coisas. Criar não se resume somente a realizar um cruzamento, seja por monta natural ou inseminação artificial, um parto normal ou uma cesariana.”

3 – A cadela pode falecer no parto

“Sei que a gestação canina é um processo difícil e complicado, não vejo necessidade de fazer minha filhota linda, gorda e gostosa passar por isso. Não quero e não vou lidar com as complicações que podem advir de uma gestação e um parto. Pergunto se me perdoaria se ela tivesse uma complicação qualquer que a levasse a óbito.  A resposta é NÃO!”

4- É preciso ter profissionalismo

“E se ainda tivesse a disposição de passar por tudo isso, tivesse estudado tudo, me informado sobre tudo, tivesse o melhor acompanhamento do mundo, sei que a genética não é uma ciência exata.

Eu conseguiria sacrificar um filhote de minha bebê que nascesse com um problema genético grave?

Eu não saberia como lidar com isso.

Os criadores têm a minha mais profunda admiração, passam por alegrias incríveis mas por tristezas profundas e continuam na sua jornada. Tem mais cicatrizes no coração do que eu suportaria.

Já vi criadores maravilhosos sofrerem por um parto mal sucedido, já vi criadores correndo para o veterinário com o risco de perder mãe e filhotes pelo fato da cadela começar a ter um parto natural, na hora errada, apesar de todo o acompanhamento realizado. Já vi as lágrimas nos olhos deles quando, devido a uma mastite totalmente inesperada da mãe, o leite tóxico envenena e mata os filhotes. Vi filhotes que nascem tão pequenos que precisam de um milagre para sobreviver, e esses criadores ficam 24 horas ao lado deles, alimentando, massageando e lutando.”

5 – Castrando, seu cachorro está livre de várias doenças

Câncer de útero, piometra, câncer nos testículos, doenças venéreas, gravidez psicológica, mastite…

Outras considerações:

– Não, seu macho não quer ser papai e sua fêmea não quer ser mamãe. Cães não tem necessidade de se tornarem pais, de constituir famílias, como os seres humanos. Cães não sentem falta de sexo nem tem essa necessidade.

– Você quer um “netinho” do seu cachorro. E o que fará com todos os outros filhotes que vão nascer?

Se doar, vai estar doando cães que poderão gerar mais filhotes e ajudará na superpopulação de cães no mundo. Se vender, estará fazendo dinheiro explorando seu “filho”, será que isso é certo? Sem contar que você pode gerar dezenas, centenas e milhares de cães com problemas genéticos, pois quem é leigo em criação não faz estudos genéticos, não sabe as doenças que podem aparecer, não mapeou toda a família do cão antes de cruzar.

Coloque a mão na consciência, não sacrifique sua filha de 4 patas por um capricho somente seu, lhe dê amor e respeito, pois ela dedica sua vida pra te fazer feliz! ❤ "

< clique apara voltar